Chef heavy user e um cardápio de design
Esta semana recebemos em Belo Horizonte a ilustre visita do designer carioca Fabio Lopez, que ministrou uma palestra sobre tipografia e design a convite da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil). Fabio é mestre pela Esdi, professor da PUC-RJ, ministrante do workshop Typofreaks e, como se não bastasse, coordena a mostra Tipos Latinos.
A palestra foi uma das várias que aconteceram em todo o país promovidas pela ADG, e também informou sobre a trajetória profissional do designer, seus principais trabalhos comerciais, autorais, seus processos de pesquisa e exploração de possibilidades criativas. É fato que duas horas de slides trouxeram à tona dois sentimentos bem distintos: admiração e medo. Admiração porque o trabalho é consistente, bonito, fundamentado. Já o medo é a parte engraçada da história: a produtividade do Fabio é impressionante e dá a ideia de que o seu dia é mais longo do que o de todos os outros. Deve ter, no mínimo, 35 horas.
Elogios à parte, já é hora de sair da entrada e ir ao prato principal: o tutorial flopez. Até poderíamos descrevê-lo, mas fica aqui a descrição do próprio Fabio, o chef: “O tutorial flopez turbo é uma ampliação do compacto das aulas de conteúdo em Programação Visual apresentadas às turmas de DSG_1003 e Tipografia II do curso de Design da PUC Rio. Aborda os temas: identidade visual, tipografia, diagramação, naming e vetor. O material tem finalidade estritamente acadêmica e seu intuito é reforçar de forma remota os principais pontos do conteúdo teórico das aulas. Contém 190 páginas, mais de 250 imagens, links, referências bibliográficas e diversas ferramentas teóricas de grande utilidade.” Por aqui já entendemos que o tutorial abrevia, de forma didática e interessante, diversos conceitos do design e da tipografia que abrangem desde terminologias adequadas até dicas de vetorização para tipografia digital. Um verdadeiro banquete!
Mas não! Dar uma boa lida no tutorial não faz de você um designer, ou um mestre cuca, mas recorda aos profissionais da área muitos conceitos que contribuem para traçar esse caminho com propriedade. Ah! Já ia me esquecendo (da sobremesa!) de citar que o nosso homenageado é responsável pelo belo projeto tipográfico da identidade Rio 2016, integrando a equipe da Tátil nessa missão. Bon appetit!
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