Qual é o seu PANTONE?
Talvez a primeira reação ao curioso projeto Humanae seja a de encostar o braço na escala PANTONE mais próxima, em busca da referência exata para a sua pele. Mas mais do que saciar essa mera curiosidade, a iniciativa se propõe a ser um inventário das cores da pele humana.
Quem assina o projeto é a brasileira Angélica Dass, designer e fotógrafa, que prosseguiu seus estudos em moda e fotografia na Espanha, onde atualmente mora e trabalha. A boa ideia tem rendido menções em blogs e publicações importantes do meio, embora tenha tido pouca repercussão no Brasil, ainda. O work in progress tem uma longa jornada pela frente, uma vez que ainda faltam muitas cores na sua paleta.
Visualmente os retratos são bem interessantes e já ficamos aqui imaginando uma versão impressa, no formato da tradicional escala. No entanto, a relação pele/PANTONE pode acabar por evidenciar o descompasso entre a riqueza e pluralidade dos tons de pele e os limites da indústria de tintas. Quantos tons de pele existem? O sistema de cor mais utilizado no mundo dá conta dessa diversidade? Acompanhemos e deixemos o Humanae responder. Talvez se valendo das retículas…
Você também pode gostar de:
Esta semana recebemos em Belo Horizonte a ilustre visita do designer carioca Fabio Lopez, que ministrou uma palestra sobre tipografia e design a convite da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil). Fabio é mestre pela Esdi, professor da PUC-RJ, ministrante do workshop Typofreaks e, como se não bastasse, coordena a mostra Tipos Latinos. […]
Talvez a primeira reação ao curioso projeto Humanae seja a de encostar o braço na escala PANTONE mais próxima, em busca da referência exata para a sua pele. Mas mais do que saciar essa mera curiosidade, a iniciativa se propõe a ser um inventário das cores da pele humana. Quem assina o projeto é […]