Produção Gráfica: a garantia para o melhor resultado (parte 1)

Ainda que desconhecido por grande parte dos clientes, o setor de Produção Gráfica em uma agência é de vital importância para a realização de projetos impressos. De nada adiantaria uma criação impecável se a sua materialização fosse realizada sem o controle técnico de qualidade. Um layout bonito na tela pode se transformar em um fiasco sem a correta execução.

 

A produção gráfica é a garantia de que os trabalhos planejados, criados e aprovados sejam viabilizados e executados da melhor maneira possível. É a produção que se responsabiliza, por exemplo, pela pesquisa dos fornecedores mais adequados a cada projeto (como qual o tipo de gráfica, plotter, sinalização deve-se trabalhar); que realiza a avaliação técnica e de capacidade produtiva de cada fornecedor; que assume a negociação dos melhores orçamentos para o cliente; que define os materiais e acabamentos apropriados a cada caso (o que pode e deve influenciar o processo criativo e estratégico); que conclui a aprovação e liberação de provas; que acompanha e vistoria instalações. Para tanto, o profissional de produção precisa ter conhecimento técnico de diferentes processos gráficos, assim como ter boa capacidade de negociação e muito jogo de cintura para contornar situações imprevistas. Afinal, da tela do computador para a realidade pode haver muitas variáveis que pixel algum revela.

 

Para compreender um pouco melhor a atuação da produção gráfica, o próximo post do blog irá exemplificar um processo de produção a partir da situação real de um cliente da agência. Trata-se do processo de sinalização dos escritórios da Portugal Murad Direito de Negócios, em Belo Horizonte e São Paulo, realizado pela Ori + Usagi em parceria com a Viniltec.

 

As nuances do projeto demonstram bem uma parcela de cuidados e variações que precisaram ser levados em conta para assegurar o sucesso da operação. Aguarde.

 Escala Pantone

compartilhe

Você também pode gostar de:

Por muito tempo o desejo de ter um blog ficou assim, adormecido. As ideias vinham em penumbra, misturadas, rebuscadas, grudadas em outras, muitas vezes sem qualquer vínculo ou propósito. Tratamos de esconder esse desejo em um cantinho escuro do inconsciente, longe dos olhos. Uma agência que sempre se posicionou pela consciência e pela orientação não […]

Criar o design de interfaces demanda estudos específicos de função e usabilidade dos sistemas que variam de acordo com as necessidades de cada plataforma. Nesse segmento, a Ori+Usagi desenvolveu as interfaces de dois projetos de clientes distintos: Task e DAAZ.   O projeto da DAAZ teve início com a criação do logotipo de seu sistema […]