Almanaque da Vida

Você sabia que o chocolate Diamante Negro tem esse nome em homenagem a um ex-jogador de futebol? Leônidas da Silva, também conhecido como Diamante Negro, se destacou no Botafogo, Flamengo, São Paulo e na seleção brasileira da década de 1930. Ele é o inventor do famoso “gol de bicicleta” e foi homenageado pela marca de chocolates e na primeira edição do Almanaque da Vida. Essas e outras curiosidades estão na publicação do  Hermes Pardini, projeto editorial desenvolvido pela parceria entre a Árvore de Comunicação, integrante do Grupo E10, com ilustrações da Ori+Usagi. O Almanaque da Vida é distribuído gratuitamente aos clientes e parceiros do laboratório durante as visitas, fornecendo informação e entretenimento.

 

Almanaque da Vida
 

 

As ilustrações foram produzidas com duas técnicas distintas, sendo a primeira vetorial e a segunda aquarela digital. Confira um pouco do processo:

Rubem Braga
Etapas da aquarela digital do escritor Rubem Braga

 

1) Ilustração com lápis azul, seguido de grafite 6B, para deixar o traço espesso e falhado, uma vez que esse grafite é macio e causa bastante sujeira. O traço poderia ser feito direto no tablet (explicação adiante), mas o traço físico geralmente fica mais firme que o digital.

 

2) A partir do pincel customizado para essas ilustrações, uma “aquarela digital” foi simulada. Um dos recursos que auxiliaram nesse aspecto é a variável Wet Edges. Criar os próprios pincéis (brushes) é um ótimo exercício para descobrir traços exclusivos e personalizados.

 

3) As cores básicas foram sobrepostas por camadas de sombra, sempre salvas em camadas independentes, afim de garantir um back-up caso a ilustração se perdesse. Cabe aqui lembrar um princípio das artes plásticas de que “é muito fácil estragar a pintura ao perder a noção de quando acabar/parar a obra”. No Photoshop esse problema não existe quando camadas e grupos duplicados são utilizados em cada etapa, mantendo o registro da modificação anterior.

 

4) Para enriquecer a superfície e aumentar a veracidade da aquarela, foi acrescentada uma camada canvas, provendo uma textura de tela de pintura. A ideia não era simular completamente uma pintura física, mas sim utilizar uma técnica mista para atingir um resultado específico. Afinal, fazer uma aquarela tradicional pode ser mais agradável, na mesma medida em que pode se complicar sem o ctrl+z ou cmd+z.

 

Organização por camadas e customização dos brushes
Vantagens do processo digital: camadas e pincéis customizados

 

Um dos centenários ilustrados com essa técnica foi Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em outubro de 2013. Algumas camadas de cor foram suficientes para conferir volume à ilustração:

 

Vinicius de Moraes
Tons de azul

 

Outro ponto importante que possibilitou as variações de cor, opacidade e intensidade no tratamento digital foi a substituição do mouse pelo tablet. A ferramenta é uma mesa digitalizadora que substitui o mouse com o acréscimo de funções para ilustração: sensibilidade, botões customizáveis, empunhadura semelhante ao lápis, entre outras. Alguns ilustradores se limitam ao tablet e aposentam o mouse para obter total intimidade com a ferramenta. Dessa forma, o ilustrador ganha destreza, seja para um croqui, um traço ou uma colorização. Neste caso, a ferramenta foi utilizada para a colorização, luzes e sombras, enquanto as outras ações utilizaram o mouse, o lápis e o nanquim normalmente, devidamente escaneados.

 

tablet
O controle de pressão e o movimento similar ao lápis são essenciais nesse tipo de ilustração

 

Vai ao Hermes Pardini? Aproveite para folhear o Almanaque.

compartilhe

Você também pode gostar de:

No mês de agosto a Ori + Usagi concluiu o processo de revitalização de identidade visual da Ocular Laser e se prepara para lançar o novo site desenvolvido para a empresa, assim como o seu material institucional.   O trabalho para a Ocular iniciou-se com a avaliação da demanda que a empresa possuía para a […]

A Ori+Usagi vai marcar presença no III Encontro de Comunicadores (E-COM) da PUC-Minas, em Poços de Caldas. O tema do evento neste ano é “Varejo” e, no dia 1º de outubro, a publicitária e sócia-diretora da agência, Gabriella Araújo, irá ministrar uma palestra sobre as estratégias desenvolvidas pela agência para o Doce de Leite Viçosa. […]