Revitalização do Doce de Leite Viçosa

O layout do novo rótulo e da nova embalagem (250g) do Doce de Leite Viçosa foram desenvolvidos pela Ori + Usagi em um processo rico e delicado. A constatação da necessidade de renovar o padrão estético do produto, o mesmo adotado há 17 anos, e a necessidade de oferecer mais distinção entre cada sabor da extensão de linha do Doce (tradicional, com coco e com chocolate), foram os pontos de partida para o projeto.

 

Antes de definir todos os elementos criativos, a equipe envolvida passou por um longo processo de estudo, que envolveu análise de mercado, avaliação de embalagens de concorrentes diretos e indiretos, nacionais e internacionais, tendências de design, estudo de fornecedores, latas, potes de vidro, de plástico, produtos artesanais, industrializados. Além da esfera mercadológica, também foram pesquisadas tradições culturais, questões regionais, características de público, ressaltando os fatores técnicos, de posicionamento e institucionais para que o caminho a ser seguido pela criação fosse fundamentado. Em relação ao design, alguns elementos do rótulo antigo foram mantidos e reestilizados, para não haver um rompimento muito severo com as origens do produto. O Doce de Leite Viçosa deveria, simultaneamente, parecer sofisticado e tradicional, se alinhar com novos parâmetros, mas valorizar a mesma qualidade que elevou a sua marca nacionalmente, conceito explícito na campanha de lançamento: nova roupa, a mesma qualidade. Esse aprimoramento da imagem do doce deixando-o mais atrativo para despertar o desejo do consumidor, utilizou o contraste entre as imagens e o lettering principal, além de evidenciar a famosa marca Viçosa, estampada em região central do layout sobre uma cinta branca que circunda toda a lata.

 

Sobre os estudos de condicionamento e manuseio, obrigatórios para qualquer embalagem, constatou-se que os fatores estavam bem solucionados para a versão de 800g. Entretanto, um levantamento do próprio Laticínios Funarbe, em acordo com questões técnicas e necessidades de consumidores, reconheceu que a embalagem de 400g possuía alguns problemas que precisavam ser solucionados. O Laticínios Funarbe chegou à proposta de substituir a embalagem em pote plástico pela lata de 250g com tampa abre fácil. A agência considerou a solução bem interessante, já que solucionaria os problemas técnicos e, principalmente, poderia atender de vez a algumas demandas do público que são bem peculiares em relação ao produto. Como o Doce de Leite Viçosa é um símbolo da cidade de Viçosa e é uma rotina que ele seja utilizado como uma lembrança por viçosenses, estudantes e turistas, a proposta da nova embalagem pareceu ideal para o público que quer presentear alguém ou experimentar todos os sabores e gastar menos do que com a embalagem original, além de ainda oferecer mais facilidade de transporte e de consumo. A alternativa casou como doce com queijo!

 

Em seguida, após produzidas as primeiras ideias, os layouts precisaram passar por testes e adaptações ao método de produção, já que a tinta e o substrato se comportavam de forma diferente do convencional processo off-set. Provas de prelo e pesquisas junto aos fornecedores foram essenciais na determinação do que poderia ou não ser implementado, principalmente na versão 250g, que possuía uma distorção específica para o resultado pretendido.

 

Abaixo as principais características da nova embalagem do melhor doce de leite produzido no país:

Redesign Doce de Leite Viçosa

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