Produção Gráfica: a garantia para o melhor resultado (parte 1)

Ainda que desconhecido por grande parte dos clientes, o setor de Produção Gráfica em uma agência é de vital importância para a realização de projetos impressos. De nada adiantaria uma criação impecável se a sua materialização fosse realizada sem o controle técnico de qualidade. Um layout bonito na tela pode se transformar em um fiasco sem a correta execução.

 

A produção gráfica é a garantia de que os trabalhos planejados, criados e aprovados sejam viabilizados e executados da melhor maneira possível. É a produção que se responsabiliza, por exemplo, pela pesquisa dos fornecedores mais adequados a cada projeto (como qual o tipo de gráfica, plotter, sinalização deve-se trabalhar); que realiza a avaliação técnica e de capacidade produtiva de cada fornecedor; que assume a negociação dos melhores orçamentos para o cliente; que define os materiais e acabamentos apropriados a cada caso (o que pode e deve influenciar o processo criativo e estratégico); que conclui a aprovação e liberação de provas; que acompanha e vistoria instalações. Para tanto, o profissional de produção precisa ter conhecimento técnico de diferentes processos gráficos, assim como ter boa capacidade de negociação e muito jogo de cintura para contornar situações imprevistas. Afinal, da tela do computador para a realidade pode haver muitas variáveis que pixel algum revela.

 

Para compreender um pouco melhor a atuação da produção gráfica, o próximo post do blog irá exemplificar um processo de produção a partir da situação real de um cliente da agência. Trata-se do processo de sinalização dos escritórios da Portugal Murad Direito de Negócios, em Belo Horizonte e São Paulo, realizado pela Ori + Usagi em parceria com a Viniltec.

 

As nuances do projeto demonstram bem uma parcela de cuidados e variações que precisaram ser levados em conta para assegurar o sucesso da operação. Aguarde.

 Escala Pantone

compartilhe

Você também pode gostar de:

Abrangência. Essa foi a principal característica que norteou a reformulação da identidade visual da Daaz, desenvolvida pela Ori+Usagi. Atuante desde 1990, a empresa trabalha com sistemas de gestão empresarial e precisava atualizar sua imagem corporativa para se manter a frente do mercado e transmitir mais confiança para seus clientes.   Conceitos como tecnologia, credibilidade e […]

A Ori+Usagi concluiu o processo de criação do logotipo e reestruturação do site do Dr. Roberto Márcio, oftalmologista especialista no tratamento clínico e cirúrgico de doenças corneanas.   O desenho do logotipo partiu da construção de um elemento contemporâneo, simples e abstrato, que faz referência ao olho humano. A paleta de cores é sóbria, em […]