Estratégia de marca
Estratégia de marca
A marca é o maior patrimônio de uma empresa, correto? Essa conclusão só é possível se existir um trabalho de construção de imagem, reputação e valorização da marca na cultura organizacional, no mercado e nos princípios de marketing da empresa. Cada marca deve ter sua própria personalidade e valores, que devem ser traçados de forma estratégica, em trabalho que pode ser iniciado no estudo de nome, arquitetura de marca, criação de logotipo e identidade visual. Outra etapa fundamental é implantar soluções de posicionamento e padronização de design e da comunicação verbal e não verbal da marca. Essas soluções podem ser definidas como parte de uma consultoria de Branding, que irá materializar a essência da marca no seu Brandbook.
Planejamento de comunicação
Planejamento de comunicação
Com objetivos de mercado traçados, o Planejamento de Comunicação é a oportunidade de realizar estudos e análise de cenários, metas e públicos para sustentar o desenho das soluções de comunicação necessárias e mais eficazes para atingir os resultados estratégicos ou de marketing. O planejamento poderá determinar se a melhor ferramenta para os resultados está no uso de campanhas, ações promocionais, marketing digital, patrocínios ou eventos, enfim, no Planejamento é possível alinhar objetivos, expectativas e alguma previsibilidade para definir o que será feito, com qual verba, quando as ações serão executadas, como viabilizá-las e quais resultados esperar.
Assessoria de marketing
Assessoria de marketing
A realidade de mercado demonstra que muitas micro e pequenas empresas não possuem profissionais qualificados ou destinados para atender as demandas de marketing. Para colaborar com esse perfil de empresa, a ORI oferece assessoria de marketing realizada por especialistas da área, que pode contribuir com a identificação e sugestão de medidas práticas ou oferecimento de consultoria, tanto para auxiliar os profissionais que assumem esse papel nas organizações como para suporte de implantação do setor na empresa.
Campanha
Campanha
Já não é possível discutir se uma campanha deve ser online ou offline por questão de preferência da agência ou do cliente, o que se deve analisar para a estruturação de uma campanha é a adequação para cada caso, abrangência, verba, métricas. As soluções devem ser utilizadas estrategicamente e harmonicamente, seja seguindo o caminho de AdWords, anúncios em mídias sociais, email marketing, games, apps, envolver influenciadores, assim como o uso de TV, rádio, revistas, painéis, jornais, portais. Não se segmenta uma campanha por meios, mas sim por perfis, olhando sempre a realidade do momento para gerar resultados mais eficazes.
Design
Design
A criação de logotipo e de identidade corporativa, englobando sistemas de sinalização, projetos de frotas, uniformes e papelaria, além de interfaces digitais, definições de branding, ilustração de mascote, tipografia, embalagens ou de iconografias são competências do designer gráfico. Mais do que apenas criar, a execução do design envolve decisões criativas estratégicas, fundamentadas em técnicas, conceitos, contexto cultural e estudos de briefing que resultam em projetos funcionais e sensoriais de comunicação visual, capazes de aumentar o valor da marca. Na ORI todos os projetos gráficos são dirigidos ou executados pelo designer e diretor de criação da agência.
Comunicação interna
Comunicação interna
Os desafios de profissionais de marketing e RH para comunicar internamente as determinações de gestão, valores corporativos e cultura organizacional podem ser solucionados pela agência através de definições estratégicas e execuções criativas da comunicação interna. Quando a comunicação interna é elaborada de forma profissional, utilizando ferramentas diversas, como intranet, informativos, mascotes, eventos, cartazes, campanhas, notamos o aumento do engajamento dos colabores atrelado ao ganho de mais clareza na comunicação, comunicados mais atrativos, assimilações facilitadas de objetivos institucionais e aproximação com a diretoria e a marca.
Embalagem e ativação de PDV
Embalagem e ativação de PDV
O desenvolvimento de rótulos e embalagens é uma complexa solução de design, envolvendo desde o estudo estético e funcional, assim como a realização de benchmarking, adequação a normatizações, definições de estilo até o processo de criação em si, com fotografia, formatação de mockups e testes de usabilidade e de mercado para tornar o produto atraente e prático. Tão importante quanto, são as estratégias de ativação de marca no ponto de venda, como degustação, promoção, merchandising, ilha promocional, peças gráficas (testeiras, displays, móbile), recursos fundamentais para contribuir com o incremento de vendas por destaque (estímulo) ou por impulso.
Marketing digital
Marketing digital
As soluções em marketing digital podem envolver desde o desenvolvimento de website institucional ou e-commerce até ações de presença digital, como SEO, marketing de conteúdo, campanhas online, como AdWords e FaceAds, gestão, monitoramento e geração de conteúdo em mídias sociais. Por oferecer ferramentas, custos, métricas e métodos mais eficazes para a mensuração de resultados, o marketing digital mostrou-se como opção assertiva de controle e retorno de investimento, assumindo a posição de primeira necessidade para estratégias de relacionamento, vendas, conhecimento de marca, ou seja, assumiu papel essencial em todos os mercados.
Inbound
Inbound
Dentro do marketing digital, o inbound marketing tem sido uma das metodologias que mais geram impacto para as marcas no médio e longo prazos. Partindo do princípio da atração, alimentação e retenção de leads através da geração própria de conteúdo, o inbound utiliza ferramentas online adequadas a cada etapa do funil de vendas para criar novos clientes e gerar vendas para um público com interesse de fato em determinada marca, conteúdo, serviço ou produto. Tudo embasado por dados, métricas, segmentação, direcionamento e plataformas de gestão inbound que oferecem os recursos necessários de automação e controle do processo e suas ações.